[Review] Pânico 4

Publicado: 9 de maio de 2011 em Cinema, Filme da Semana

Sinopse: Em ‘Pânico 4’, Sidney Prescott (Neve Campbell) agora é autora de um livro de auto-ajuda, e retorna para Woodsboro na última parada de sua turnê para promover o lançamento. Lá, ela reconecta-se com o sherife Dewey (David Arquette) e Gale (Courteney Cox) – agora casados – assim como sua prima Jill (Emma Roberts) e sua tia Kate (Mary McDonnell). Infelizmente, o retorno de Sidney também traz Ghostface de volta, colocando Sidney, Gale e Dewey, junto com Jill, seus amigos e toda a cidade de Woodsboro, em perigo. Inspirado em vários filmes de terror, o assassino retorna, mas desta vez, as regras são baseadas no novo clichê.

Obs.: O texto abaixo poderá conter spoilers sobre o filme.

Depois de cerca de 11 anos após a estréia do terceiro filme da franquia, chega aos cinemas o que seria o retorno do bom e velho suspense? Ou melhor, o bom e velho porém atualizado suspense? Hein? Como aconselharia nosso caro amigo Jack, o estripador, irei por partes. A grande inovação do primeiro “Pânico” foi a sacada, do diretor, de fazer um filme de suspense onde os próprios personagens tirariam sarro da previsibilidade do desfecho do filme, ou melhor, dos clichês presentes nos filmes, isso tudo sem perder o tom de suspense. O primeiro filme é ótimo, na segunda e na terceira parte é perceptível a queda do ritmo mas ainda sim sáo bons filmes. Agora, o quarto e o que talvez será primeiro de um nova trilogia, é sem duvida a prova de que a franquia ainda tem muito pra mostrar e dar um banho nos lixos que têm saido ultimamente para os fãs de terror/suspense.

O filme todo segue o mesmo modelo que tornou o primeiro famoso, só que a diferença está na ‘modernização’ desse modelo, até por que como diz no cartaz ‘Nova década. Novas regras’. Imprevisível desde a primeira cena, onde somos enganados nada mais do que 2 vezes com a brincadeira de filme dentro do filme, só da cena inicial o filme já tinha me ganhado, fiquei com medo de no decorrer da sessão eu viesse a mudar de idéia, felizmente, isso não aconteceu.

Algo que achei engraçado que é o quarto ‘Pânico’ brincou, bastante, a franquia ‘Jogos Mortais’ e pra falar a verdade eu até que concordo com o que foi dito pelos personagens “…depois do quarto filme virou uma sessão de tortuta interminável e sem sentido…”. Toda essa brincadeira é feita indiretamente, o filme que eles ‘criticam’ é o ‘Stab’ (‘Apunhalada’, filme feito baseado na hitoria da Cindy em ‘Pânico 2’ senão me engano..).

Conclusão. O quarto filme é um ótimo recomeço para uma franquia clássica de suspense e que assim como agradou aos fãs naquela época, tomou uma nova roupagem para agradar aos fãs dessa década. Ele só perde para o filme original mesmo, sendo bem melhor do que as partes 2 e 3. Imprevisível do comeco ao fim, despertando curiosidade do espectador, ‘Pânico 4’ consegue se destacar pela sua criatividade e agradará aos fãs da trilogia original com certeza. Recomendo!

˜

Sexta-feira teremos a Review de ‘Thor’.

See ya!

Hélio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s