Conheça seu computador

Publicado: 30 de março de 2011 em Tecnologia

Quem não quer saber tudo o que se passa com o seu computador não é mesmo? Pois bem, então vamos saber todas as informações de Hardware e Software de nossos computadores com aplicativos que podem fazer isso de uma maneira bem simples.

Vou passar os softwares mais utilizados do mercado, escolha um deles e clique no link para saber todas as informações sobre o que o software pode mostrar sobre seu computador, segue a lista:

Everest:

Everest Ultimate Edition é um software profissional para diagnóstico em tempo real de tudo o que acontece com o Hardware e Software do seu computador. O software é muito mais completo que as informações do sistema do Windows, e pode exibir relatórios completos para impressão ou visualização em formato HTML ou texto. Além disso, ele ainda faz testes de benchmark no seu hardware e compara com todo o hardware disponível no mercado.

O Everest Ultimate Edition é um programa completo de diagnóstico de seu computador. Ele exibe as características do hardware, oferece parâmetros para comparação, gera e exibe relatórios e apresenta alguns aspectos do que está ocorrendo em tempo real em seu computador (como processos em andamento).

Com o uso deste programa, você tem acesso às informações técnicas de seus softwares, placa-mãe, placas de vídeo, HD, memórias, monitor, etc. de forma muito mais completa e detalhada do que o sistema de informações do Windows. Adicionalmente, ele faz testes comparativos com as memórias, monitora a temperatura do computador (processador, placa-mãe, cooler) e cria relatórios contendo todas as informações da sua máquina.

O programa ainda gera relatórios com informações previamente selecionadas e esse processo é bem simples, você escolhe o aspecto no qual deseja um relatório (entre os disponíveis do programa), ele levanta os dados e gera o resultado automaticamente.


Everest é um sistema de informações sobre hardware e software de forma bem completa. Ele vem com um banco de dados e informações físicas sobre CPU, placa mãe, disco rígido, drives óticos, placas e muito mais. A informação pode ser exibida na tela, impressa ou salva como relatório em formato HTML ou texto.

SIW (System Information for Windows):

SIW(System Information for Windows), é um software grátis que mostra todos os detalhes sobre as informações do Hardware, Software e Rede do seu computador. Eles é bem parecido com os programas, Everest ou o Speccy, porém, baseado na revisão que eu realizei nele, me parece ter algumas opções que usuários avançados precisam.

O SIW (System Information for Windows) é um programa cuja função é mostrar para o usuário dados completos sobre o computador no qual ele está instalado. Tudo que é apresentado pelo aplicativo é extremamente detalhado. Para facilitar a visualização das informações, ele divide-as em três categorias principais: software, hardware e rede.

Interface e funções do programa

A primeira categoria na lista do programa é a de Software. Nela as informações do sistema operacional da máquina são apresentadas de forma bem completa. Ele exibe dados sobre as opções do sistema que estão ativadas ou desativadas, atualizações instaladas e perdidas, versão do kernel, estado da licença, usuário para o qual o Windows está registrado, pontos de restauração criados, programas que foram instalados ou removidos recentemente, entre outras.

Com o programa é possível explorar de forma simples os sistema de diretórios e arquivos e, adicionalmente, ele lista os programas instalados no computador. Em relação à parte de segurança, o aplicativo exibe todos os dispositivos presentes no computador para esta finalidade (firewalls, antivírus, anti-spyware, Windows defender, etc.) com detalhes sobre suas configurações.

Configurações de segurança

Ainda na parte de software, é possível obter informações de acessibilidade, licenças dos produtos Microsoft instalados no computador (inclusive do Windows), ambiente, detalhes de usuários, configurações locais (idioma, moeda, região, etc.), associação de programas utilizados para abrir determinadas terminações, processos em andamento, DLLs carregadas, drivers, arquivos rodando em segundo plano, codecs instalados, entre outras.

Na parte de hardware você encontra informações detalhadas sobre a parte físicas do computador. Aqui estão presentes dados de dispositivos, placa mãe, BIOS, CPU, memória, voltagem, coolers, barramentos, slots, adaptadores, dispositivos de vídeo, som e armazenamento, discos lógicos, configurações de energia, bateria, impressora, recursos, etc.

Com relação à categoria de rede, os dados para os quais o programa oferece suporte são informações detalhadas da rede local, busca por computadores na rede, portas abertas, pastas e arquivos compartilhados, além de uma série de buscas por elementos específicos nos computadores da rede, etc..

Speccy:

Speccy é um aplicativo que faz um raio X completo do PC e mostra tudo o que você precisa saber.
Logo na primeira utilização o aplicativo mostra um sumário com a versão do Windows e dos detalhes técnicos da CPU, memória RAM, motherboard, placa de vídeo, HDs, drives de CD/DVD e áudio. Além disso, o Speccy mostra informações da temperatura de alguns componentes do computador.

A família Piriform não para de crescer. Depois do enorme sucesso com o CCleaner e Defraggler, a empresa oferece mais um aplicativo útil para a manutenção e cuidado do computador. Speccy é um aplicativo muito simples, mas que vai ajudá-lo a ter uma visão raio-x sobre as peças que compõem seu computador, tendo em vista que ele tem a função de varrer e identificar todos os hardwares presentes na máquina.

Qual a utilidade?

Todos sabem que o mundo está cheio de aproveitadores, principalmente na área de venda e reparo de computadores. Saber exatamente o que há dentro do gabinete antes de comprar ou mandar arrumar é essencial, pois há muitos casos de técnicos mal intencionados que trocam as peças novas de um PC por usadas.

Interface do programa

Além disso, este programa serve para sinalizar a capacidade do computador, por exemplo, caso você queira inserir mais pentes de memória, pode saber se há slots suficientes apenas consultando as informações fornecidas pelo Speccy. As informações fornecidas pelo aplicativo abrangem: Sistema Operacional, processador, memória RAM, placa-mãe, placa de vídeo, disco rígido, drives ópticos e placa de som.

Informações

Os dados coletados pelo Speccy são exibidos em categorias, desta forma, basta escolher o item que deseja verificar e clicar sobre ele. Tudo é organizado em listas, desta maneira é muito mais fácil encontrar as informações que procura, tendo em vista que as divisões temáticas auxiliam na  sua leitura.

Análise de gráficos

Novidades da versão final

Após um longo período de ajustes e reformulações do programa, ele finalmente saiu da fase Beta e agora já pode ser utilizado por qualquer usuário que tenha um computador e acesso às funções de administração do sistema operacional. Com essa nova versão, algumas funções novas foram inseridas ao software.

As principais alterações que podem ser percebidas pelos usuários estão ali mesmo na interface principal do Speccy. São duas novas abas de descrições de sistema: “Peripherals” (Periféricos), que dá informações acerca dos mouses, teclados, câmeras e outros dispositivos conectados ao computador, e “Network” que dá dados detalhados das redes às quais o computador está conectado no momento da análise.

CPUID:

CPUID é um ótimo e pequeno software que mostra todas as características dos componentes instalados em seu computador, como placa mãe (mainboard), CPU (processador), memória (memory), acelerador de vídeo (graphics), por exemplo.
De todos os periféricos citados acima, o CPU-Z mostra detalhes, como o Cache e a família do processador por exemplo.
O programa é dividido em abas, o que faz com que o pequeno aplicativo fique bem organizado.

CPU-Z é um software voltado a usuários que procuram obter detalhes a cerca do funcionamento e de cada componente que esteja instalado em seu computador. Não necessitando de instalação, o programa sempre foi uma referência entre os aplicativos utilizados pelos entusiastas que gostam de comparar seus itens de hardware.

Separado por abas

CPU-Z não permite que você realize nenhuma função, senão visualizar os principais dados dos itens do computador. Cada aba traz campos separados a respeito de diversos detalhes internos dos componentes, e o melhor é que tudo é medido em tempo real.

CPU

A primeira aba referencia-se ao processador, o item fundamental e que tem diversos valores que afetam o desempenho geral do micro. A primeira parte dessa aba mostra os itens gerais do processador, como nome, tecnologia de fabricação, a voltagem do núcleo, e as instruções que ele é capaz de executar.

CPUO segundo bloco dessa aba exibe os valores das memórias internas e as velocidades principais do processador. Algumas das velocidades que ele apresenta são: a velocidade total, velocidade parcial e o valor do multiplicador.

Quanto à memória cache, o CPU-Z relata os valores dos níveis L1, L2 e L3 — sendo que o nível L3 só é exibido para os processadores que possuem tal nível.

Cache

Esta aba é um tanto irrelevante, visto que o CPU-Z já apresenta na aba CPU tais valores. Entretanto, para os aficionados por valores, a aba informa o modo como a memória cache está operando.

Mainboard

O CPU-Z também informa vários pormenores a respeito da placa-mãe (do inglês Mainboard). Tais detalhes apresentados nesta aba são úteis em casos de perda do CD de instalação da placa, pois ao conhecer o chipset é possível realizar o download dos drivers que a placa utiliza. Os detalhes que o software apresenta são: modelo do chipset, modelo da southbridge, slot disponível para placa de vídeo e o modelo da BIOS.

Memory

Evidentemente a aba Memory se refere aos dados dos módulos de memória presentes no computador. O CPU-Z exibe nos campos desta aba itens como: tipo da memória, velocidade da memória e tempos de atraso e latências.

Detalhes da memória cache

SPD

A última aba do CPU-Z só serve para informar em quais slots (encaixes) as memórias estão instaladas e qual a tensão (voltagem – valor informado em Volts) das memórias.

~

Fontes: Todo espaço online e Baixaki

 

Beijos, Queijos, Abraços e Whatever

Sete

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s