Jeans para Sempre – Parte II

Publicado: 18 de agosto de 2010 em Moda

Em jaquetas, calças, coletes, não tem erro. A versatilidade do jeans continua imbatível e garante sucesso a qualquer look.

Mas e quando na vitrine ele parece um sonho e no provador ele se transforma me pesadelo? Para não passar por essa situação novamente, descubra aqui como encontrar o modelo ideal: o que veste bem, combina com você e valoriza seu corpo.

Existem algumas regrinhas simples que podem fazer toda a diferença no seu visual denim. A primeira delas : jeans não é second skin. “Precisamos deixar uma camadinha de ar entre a pele e o jeans”, afima a personal stylist Ilana Berenholc, responsável pelo curso de consultoria de imagem pelo Senac-SP. Uma coisa é uma calça ajustada ao corpo e outra, bem diferente (e deselegante), é jeans colado. A maneira mais fácil de evitar o “agarramento” é comprar a calça um número maior. A 40 ficou ajustada e a 42 larguinha na cintura? Fique com a segunda e mande ajustar. A numeração varia de marca para marca e é um padrão relativo, e não um dogma.

Há três aspectos que devem ser considerados na hora da compra:

1 – Pernas: elas podem ser retas, afuniladas, boca larga ou bootcut.

2 – Cintura: alta, no lugar, baixa ou superbaixa.

3 – Tecido/Lavagem: mais ou menos encorporado, street, uniforme ou manchado.

Combinando esses três fatores, qualquer pessoa pode usar (e bem) uma calça jeans. O importante é manter as proporções equilibradas. Dá uma olhada aqui em baixo e veja como usar o jeans para valorizar seu corpo.

QUEM É ALTA

Para essas mulheres, a chance de encontrar com facilidade um modelo que vista bem são maiores. A não ser que você tenha outra característica que deseje ressaltar ou mascarar, pode-se virtualmente usar qualquer calça. Estão liberados todas as modelagens de perna (incluindo modelos mais curtos e com barra italiana), todas as lavagens e alturas de cintura e todos os tecidos.

QUEM É BAIXA

A idéia é alongar e,para isso, a palavra-chave é monocromia. Um visual que combina blusa e calça da mesma cor, só variando o tom, dá a impressão de que você é mais alta.

Pernas: retas, para criar um efeito tubular, com barra na altura do tornozelo e boca larga o suficiente para cobrir o peito do pé, e bootcut, com abertura suave na boca e comprida o suficiente para cobrir o salto, que deve ser alto. Fuja das barras viradas.

Cintura: um pouco abaixo da cintura.

Tecido/Lavagem: prefira as lavagens uniformes. Detalhes na vertical, como costuras marcadas, também alongam.

QUEM TEM PERNAS COMPRIDAS

Combinar o jeans com blusas alongadas deixa o conjunto mais equilibrado.

Pernas: skinny (inclusive com bota sobre a calça), boca larga, bootcut e modelos com barra italiana.

Cintura: baixa.

Tecido/Lavagem: pode usar todas as lavagens, claras ou escuras.

QUEM TEM PERNAS CURTAS

Para alongar as pernas, comece escolhendo blusas mais curtas com bordados na golas, decotes definidos ou qualquer detalhe que chame a atenção  para o seu colo e os ombros. Abandone os cintos largos, porque eles cortam a silhueta, e use sapatos de tons que não criem contrastes fortes com a calça.

Pernas: retas, com a boca cobrindo o peito do pé, e bem compridas, quase arrastando no chão. Modelos curtos, do tipo capri, são contra-indicados.

Cintura: alta ou no lugar.

Tecido/Lavagem: como para as baixinhas, a sugestão são as lavagens uniformes, com detalhes verticais e bolsos traseiros altos.

QUEM TEM BUMBUM PEQUENO

É o único caso em que a modelagem das pernas não interfere. Ou seja, você pode usar qualquer tipo, inclusive de tonalidades mais claras.

Cintura: no lugar ou um pouco mais baixa.

Tecido/Lavagem: os jeans mais grossos são melhores, principalmente se combinados com bolsos traseiros altos, volumosos e com detalhe.

QUEM TEM BUMBUM GRANDE

Tudo bem que é preferência nacional, mas ressaltar demais o que a natureza lhe deu pode ficar vulgar.

Pernas: retas ou bootcut para não marcar as curvas traseiras.

Cintura: levemente baixa.

Tecido/Lavagem: qualquer textura de cores mais escuras e sem manchas na região. Os bolsos traseiros devem ser bem discretinhos e, de preferência chapados, sem abas.

QUEM TEM PERNAS FINAS

Pode usar a cintura onde quiser. Só deve evitar as superbaixas. Aliás, toda mulher de bom senso deve abolir esses modelos. Ninguém merece ver a calcinha alheia.

Pernas: faça um bom proveito das calças skinny com a bota por cima da calça, de bocas largas e das bootcuts.

Tecido/Lavagem: prefira tecidos mais encorporados e abuse dos tons mais claros.

QUEM TEM PERNAS GROSSAS

Um bom truque é trabalhar o comprimento. Use e abuse de saltos com jeans mais escuros e longos para alongar e, ao mesmo tempo, disfarçar o volume.

Pernas: bootcuts mais soltas.

Cintura: pouco abaixo do umbigo.

Tecido/Lavagem: para não ganhar centímetros com o jeans, prefira os mais finos. Capri e outros modelos curtos são proibidos.

QUEM TEM QUADRIL ESTREITO

Cores mais claras e cintos largos ajudam a dar mais volume.

Pernas: entre as modelagens mais tradicionais, as afuniladas ou retas são a melhor opção. Se encontrar um modelo montaria, experimente. Provavelmente, você vai adorar o resultado.

Cintura: baixa.

Tecido/Lavagem: mais encorporado e desbotamentos leves nos quadris são bem-vindos.

QUEM TEM QUADRIL LARGO

Se a idéia é diminuir (pelo menos visualmente) os quadris, o melhor é optar por jeans de tons médios ou escuros e evitar qualquer excesso na região. Use blusas mais largas e botas longas, na altura dos quadris ou abaixo deles.

Pernas: retas, bootcut e boca larga evitam o indesejável efeito “casquinha de sorvete”.

Cintura: mais baixa, pois reduz visualmente os quadris.

Tecido/Lavagem: tecidos mais moles, que não marcam o corpo, de tonalidades uniformes. Fuja de lavagens claras ou manchas na região dos quadris. Os bolsos traseiros podem ser maiores, mas os da frente precisam ser discretos e sem costuras contrastantes na horizontal.

Agora é só balancear as dicas de acordo com o seu corpo. Semana que vem nossa saga com o jeans continua!

Fonte: Revista Elle

Beijo

Belinha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s