[Tutorial] Instalar Linux Ubuntu no PS3

Publicado: 17 de maio de 2010 em Jogos, Tecnologia

[Tutorial] Instalar Linux Ubuntu no PS3

Este tutorial vai-vos ensinar ou pelo menos dar uma ideia de como instalar o Linux Ubuntu 7.04 na PS3. Estejam descansados é tudo legal 

A própria Sony tem uma opção na consola que diz para instalar um “Guest OS”, pelo que ouvi e pesquisei antes de instalar lá o Linux, é que a performance era muitíssimo boa e que compensava. (Acho que ninguém vai encher os 60GB de espaço da PS3 em “saves” de jogos…). Pois bem, e como sei que nem muitos têm a PS3 ainda, acho que este tutorial pode ajudar quem goste de informática e queira comprar a PS3 no futuro, pois assim poderá escolher e ver bem os benefícios que ela dá.

AVISO: Ao instalar um outro sistema operativo na PS3 recomendo, pessoalmente, que se tenha os conhecimentos mínimos do que são e como funcionam os sistemas operativos linux (apesar de não se percisar muito), convém que se saiba por exemplo o que é um boot loader. E também não me responsabilizo por qualquer dano causado ao sistema operativo da PS3. As instruções relatadas aqui são verdadeiras e conferidas 2 vezes antes de terem sido aqui postadas. Não um processo muito complicado, mas convém ter cuidado e nunca se afastar das instruções 

!!!! – O passo 1.4 é SÓ para aqueles que querem instalar o Linux no disco, quem só quiser disfrutar do LiveCD não necessita deste passo. – !!!

O que percisas para começar:

1. – O LiveCD da versão do Linux: Ubuntu 7.04 PS3 (download aqui)
2. – Uma PEN ou cartão SD/MemoryStick/miniSD/CF (minimo 16MB)
3. – Um rato e teclado USB

1 – Depois de teres gravado a imagem ISO do Ubuntu para um CD, pega na tua PEN ou cartão de memória (compatibilidade descrita assima), e cria lá dentro (na root directory) uma pasta chamada “PS3” depois, dentro dessa pasta, uma outra pasta chamada “OTHEROS”.

1.1 – Faz download do boot loader do Linux aqui (escolhe a segunda opção):

1.2 – Põe o ficheiro “otheros.bld” dentro da pasta OTHEROS que criaste.

1.3 – Certifica-te que o ficheiro está dentro das pastas correctas. O caminho para o ficheiro deverá ser este: [LETRA DA UNIDADE]:\PS3\OTHEROS\otheros.bld

—– !! SE SO VAIS INICIAR O LIVE CD PASSA ESTE PASSO (1.4) À FRENTE !! ——
1.4 – Agora tens de criar uma partição no disco rígido da PS3 para poderes instalar o outro sistema operativo. Para isso basta ires a:

1.4.1 – DEFINIÇÕES > DEFINIÇÕES DE SISTEMA > UTILIÁRIO DA FORMATAÇÃO

1.4.2 – Escolhe a opção de permita 10GB para o novo OS e o resto para o sistema PS3.

(ATENÇÃO, O PASSO SEGUINTE IRÁ APAGAR TODAS AS INFORMAÇÕES NA PS3, OU SEJA, IRÁ APAGAR TODOS OS “SAVES” GUARDADOS, NO ENTANTO, NÃO PROVOCARÁ MODIFICAÇÕES NO DESEMPENHO NORMAL DA PS3)

1.4.3 – (Segue as instruções no ecrã.)

—– !! !! —–

2. Insere a PEN ou cartão (se for o caso) na PS3. (Deverás ligar também nesta altura o rato e o teclado).

2.1 – Navega até DEFINIÇÕES > DEFINIÇÕES DE SISTEMA > INSTALAR OUTRO OS

2.1.1 – Ao carregares em “Instalar outro OS”, vai verificar se algum dos dispositivos ligados tem um ficheiro de boot na pasta PS3\OTHEROS.

2.2 – Carrega em iniciar.
2.3 – Insere o LiveCD do Ubuntu e segue as instruções na imagem 6.
2.3.1 – Quando aparecer a pergunta a dizer se queres abandonar o sistema PS3, clica “SIM” (É importante referir que isto NÃO vai danificar o funcionamento normal da PS3).
3. Depois do sistema ter reiniciado irá aparecer esta mensagem:
3.1 – Escreve “live” e prime a tecla Enter. (Este processo pode demorar de 4 a 7 minutos.)
3.2 – Irá aparecer um ecrã como este:
AQUI TERMINA A PRIMEIRA ETAPA, MUITOS SE QUISEREM PODEM FICAR POR AQUI E DISFRUTAR DO LIVE CD SEM INSTALAR NADA NO DISCO RÍGIDO.
QUEM QUER PARAR POR AQUI, É FAVOR LER O TÓPICO 4.7.1 NO FINAL DO TUTORIAL.
—–
4. Vamos agora instalar o Linux no disco rígido para que não dependamos do CD para o iniciar, além de que irá melhorar drasticamente o desempenho.
4.1 – Clica em “Install” (aguarda ca. 2 minutos)
4.2 – Escolhe a lingua que queres (Eu vou escolher português, que será a lingua que este OS vai ser instalado neste tutorial).
4.3 – Segue as instruções no ecrã, escolhendo a Localização (premir ENTER depois de seleccinada o país) e a disposição do teclado.
4.4 – Gerir o disco. Este passo da instalação requer muita atenção.
4.4.1 – Escolhe a opção GUIADO
4.4.2 – Depois, no disco de 10GB que criámos no passo 1.4.
4.4.3 – Prime “Enter”
4.4.4 – Se aparecer esta mensagem clica em “Continuar”
4.5 – Segue as instruções no ecrã até começar a instalação.
Nos 15%, o sistema pode bloquear durante ca. de 10 minutos se não houver som de leitura do CD ou escrita no disco rígido por mais de 15 minutos reinicia a instalação fazendo reboot da PS.
img12
4.6 – Quando acabar a instalação segue os passos no ecrã:
Clica em “Reiniciar Agora” e quando for pedido tira o LiveCD. E faz reboot da PS.
4.7 – Ao reiniciar aparecerá outra vez este ecrã:
4.7.1 – IMPORTANTE:
Para regressar ao sistema PS3 basta inserir “boot-game-os” e primir ENTRER, e assim passará automaticamente a iniciar sempre no sistema da PS3. Para voltar a iniciar o Linux deverás definir outra vez o Linux como sistema padrão indo a DEFINIÇÕES > DEFINIÇÕES DE SISTEMA > SISTEMA PADRÃO e defenir: “Outro OS”. Assim voltará a apresentar a mensagem de boot (Imagem 15). Cada vez que voltas ao sistema PS3 tens de repetir este processo para inicares o Linux.
FIM
Curiosidade: Techzone no Ubuntu para a PS3
Fonte: Forum.Zwame
Pois é pessoal espero que tenha ajudado!
Ps: se vc está se perguntando qualq a vantagem de se instalar um sistema no seu ps3, a resposta é simples, compatibilidade, pois assim o seu ps3 funcionará como video player, terá arquivadores, home officer, etc, ou seja todas as vantagens de um sistema operacional, mas se isso não lhe atraí, então não perca seu tempo instalando um sistema no seu ps3 se não vai usá-lo.
Beijos, queijos, abraços e Whatever.
Sete
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s