FlashMob – Mobilize-se Já!

Publicado: 9 de maio de 2010 em FlashMob's

WTF?! FlashMob?

Como diria nosso bom e velho amigo Jack, o estripador, vamos por partes.

O que é , exatamente, FlashMob?

FlashMob é uma abreviação do inglês, Flash Mobilization, algo como ‘mobilização rápida’ ou ‘mobilização relampago’. Tudo sempre é previamente combinado através da internet, em redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter, etc..) Como o próprio nome ja entrega, trata-se de aglomerações instantaneas de pessoas que excutam alguma ação em conjunto, na grande maioria em lugares públicos. A multidão gearalmente se dispersa com a mesma rapidez que inciam as tais ações.

Por que fazem isso?

Criar uma situaçao inusitada, inesperada. Causar impacto, chamar atenção para alguma homenagem, divulgação, critica à sociedade ou até mesmo por pura diversão.

Quando foi o primeiro FlashMob?

O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com o endereço themobproject@yahoo.com, Bill Wasik, em Manhattan . Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos, de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista, Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, “A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo” em um mob anônimo e sem liderança. criado para este fim), pelo jornalista

No entanto, a loja foi avisada antes do acontecimento e a polícia foi acionada, evitando que as pessoas ficassem na frente da loja, frustrando os planos do primeiro mob.

O segundo mob aconteceu em 3 de junho de 2003, na loja de departamentos Macy’s, Wasik e amigos distribuiram flyers para pessoas que passavam nas ruas, indicando quatro bares em Manhattan, onde elas receberam instruções adicionais sobre o caráter e o lugar do evento, minutos antes do seu início. – para evitar o mesmo problema que ocorreu com o primeiro.

Mais de 100 pessoas juntaram-se no 9º andar de tapetes da loja de departamento, reunindo-se em volta de um tapete caro. Qualquer um aproximado por um vendedor foi avisado a falar que as pessoas reunidas no andar viviam juntas em um depósito nos arredores de Nova York que estavam procurando por um “tapete do amor” e que todos faziam suas decisões de compra em grupo.

Existe isso aqui no Brasil?

Claro, e já faz um tempinho viu. O primeiro mob aqui no Brasil ocorreu por volta de 2003, em São Paulo. Como acontece com toda novidade, espalhou-se pelo país inteiro rapidamente. O mob mais famoso e com maior repercussão no Brasil ,até agora, é o ‘No Pants”, feito em São Paulo. Cujo nome já explica ‘Sem Calças’, trata-se de um combate à hegemonia dessas peças do vestuário. Todas as pessoas envolvidas no evento, entram no metrô sem calças, o que gera espanto em algumas pessoas, bem inusitado! Segue o video abaixo do ‘No Pants 2009’:

Quais são os mobs mais conhecidos pelo mundo?

Pillow Fight (Guerra de Travesseiros)

A boa e velha guerra de travesseiros acabou entrando no quadro de flashmobs, nessa mobilização várias pessoas se reunem em um local para travar uma batalha épica de travesseiros com estranhos. Um bom momento para voltar a ser criança, se divertir.

As lojas de travesseiros devem adorar esse mob.

Imagino a bagunça que deve ficar depois que acaba.. haha

Video:

Subway Party (Festa no Metrô)

É basicamente uma festa no metrô (!). Combinado previamente o dia e o horário pela internet, as pessoas se reunem em um vagão do metrô (no último, na maioria das vezes), e dançam, pulam, enfim, fazem uma festa. A cada estação o número de pessoas vai aumentando, já que se sentem convidadas a fazer parte da festa.

Só no Tuntz Tuntz!

Joga a mãozinha pra cima! hueahua

Video:

Zombie Walk (Caminhada Zumbi)

Organizado por um grande número de pessoas, elas se vestem de zumbis e agem como tais em uma rota especifica escolhida. Com direito a grunidos, gemidos e gritos.

Corram para as montanhas!

É uma cilada!

Video:

Galera, por hoje é só. Foi só uma introdução mesmo! Se você ficou interssado nos mobs, Fortaleza ja ta se mobilizando também! Participe da Comunidade do Orkut: aqui.

Qualquer novidade postarei aqui! Até o próximo post pessoal!

C ya!

Héliosan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s