Stanza transforma o IPhone em um Kindle de Bolso

Publicado: 29 de abril de 2010 em Tecnologia

Aplicativo gratuito permite baixar e ler livros eletrônicos no iPhone e no iPod touch, com títulos gratuitos e pagos – incluindo algumas obras em português.

Aqui no Brasil, só tem acesso ao Amazon Kindle quem viaja e, com o lançamento do Kindle 2, o aparelho está restrito aqueles que têm muita paciência de esperar pela entrega. Então, o iPhone e o iPod touch se tornam alternativa para ler qualquer coisa na pequena tela, com aplicativos como leitores de RSS, o Instapaper, o Classics e, finalmente, os livros eletrônicos com o Stanza.

O Stanza, desenvolvido pela Lexcycle, é a solução definitiva para e-books no iPhone. Com ele, você pode baixar livros de inúmeras fontes, incluindo a biblioteca do Projeto Gutemberg, com mais de 25 mil títulos gratuitos (muitos deles em português, por sinal). Usando a versão de desktop do Stanza, você transfere PDFs e arquivos nos formatos ePub e eReader para o telefone. E, se isso não fosse o suficiente, o Stanza também é um leitor de RSS.

A interface do Stanza não é das mais elegantes, mas é bastante versátil. O programa permite modificar seu visual o quanto quiser (cor de texto, fundo, link, fonte, entre outros): com isso, nunca é difícil de ler na tela. O aplicativo organiza seus livros por título, autor, assunto e últimas leituras. A navegação é fácil e as buscas, rápidas. E, aparentemente, o programa nunca trava.

O Instapaper impressiona pela capacidade de modificar a interface, suas fontes e tamanhos (dá para escolher três fontes ajustáveis). Isso não é nada perto do Stanza: são 21 fontes distintas, com capacidade de ajustar margens e espaçamento entre as linhas.

Baixar livros para o iPhone é bastante fácil com o Stanza (que precisa de uma conexão Wi-Fi, 3G ou EDGE ou sincronia com o aplicativo do desktop). Ao abrir o programa, toque no Catálogo Online e navegue em suas seções – alguns itens de menu estão em inglês, outros em português -, com conteúdo gratuito ou pago. Ao achar um livro que quer, clique no botão Download no topo da tela (quando o título for gratuito, como os do Projeto Gutemberg).

O Stanza tem alguns pequenos problemas pontuais: abre no livro que você estava lendo por último (e marca a página), mas nem sempre é isso que você quer fazer (isso pode ser alterado nas configurações). As buscas do aplicativo valem para palavras e frases, mas apenas em capítulos, não para todo o livro. E um bloco de anotações integrado faz falta.

Além disso, os criadores do aplicativo, mesmo com tantas fontes de livros, dão a impressão de que querem te empurrar títulos da loja Fictionwise eReader – ela não é obrigatória, existe bastante material de graça dentro do Stanza -, mas espero que o Stanza não seja apenas uma catapulta para a estratégia de negócios da Fictionwise, uma das maiores lojas de e-books dos Estados Unidos.

Ao comparar com a Amazon e o Kindle, o Stanza/Fictionwise sai perdendo: alguns títulos eletrônicos para iPhone têm o mesmo preço do livro impresso (nos EUA) – “A Short Story of Everything”, de Bill Bryson, custa 7,96 dólares para Kindle e 16,95 dólares para Stanza.

O Stanza pode ser um desafiador direto ao Kindle, e é o tipo de aplicativo que torna o iPhone em um Kindle em miniatura, na verdade. O aplicativo é excelente e tem bastante potencial – o problema está nos preços dos livros em relação à Amazon.

Nunca pensei que fosse possível ler um livro decentemente no iPhone. Até descobrir o Stanza, aplicativo grátis disponível na App Store.
Ele possui uma vasta opção de configuração, como tipo de fonte, tamanho da letra, espaçamento, cor de fundo, cor da escrita. Além de ser possível utilizar a tela inteira do aparelho para os ebooks.
Você pode baixar milhares de ebooks grátis, diretamente pelo iPhone! É uma pena que o acervo de livros na língua portuguesa seja pequeno. Mas isso não é problema, já que você poderá transferir seus ebooks para ele. Outra coisa que vale ressaltar, é a mudança de página, que é feita com um toque no lado direito da página para avançar, e no lado esquerdo para voltar. Apertando no centro irá para as opções. E depois de fechado, ele continua na mesma página que parou.

Dica de leitura: Utilize o iPhone na horizontal, aumente o tamanho da fonte, habilite a Hifenização em português, utilize a cor de fundo “Parchment” ou se preferir, fundo preto e letra branca.

Como nem tudo são flores, o Stanza ainda é deficiente na leitura de gravuras, não sendo possível então a leitura de revistas… Para isso utilize outros aplicativos, como o Air Sharing. Porém não recomendo, por não ser muito prático essa leitura no iPhone.

Para transferir o seus arquivos do computador para o iPhone, é necessário estar conectado na mesma rede WiFi, e o programa Stanza Desktop. Primeiro, abra seu ebook (pdf, doc, txt, rtf…) pelo programa e ative o compartilhamento em Ferramentas > Enable Sharing. Em seguida, abra o Stanza no iPhone e clique em shared books (livros compartilhados). Aceite a conexão no computador e pronto…

Mais informações sobre o programa aqui, ou no site oficial.

Quer uma maneira mais simples de ter alguns livros em português? O Blogoiô criou um catálogo online pra você baixar diretamente pelo iPhone! Para isso, simplesmente vá em Get Books > Shared > +, digite um nome para o catálogo, e na URL escreva http://blogoio.com/stanza/list/catalog.xml
Próximo passo é baixar os livros de sua preferência…

Beijos, Queijos, Abraços e Whaterver.

Sete

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s